Facebook Twitter 
14.jpg
HOME
Outubro 2017
  • > LITURGIA DIÁRIA

    Nem só de pão vive o homem - ALIMENTE SUA FÉ DIARIAMENTE. CLIQUE AQUI  para ler a liturgia de hoje.

    O Domingo liturgia diaria

     

    Leia mais...
Ter, 13 de Dezembro de 2011 19:01

Três bispos estão entre os condecorados com a comenda “Dom Helder Câmara”

Escrito por CNBB / Agência Senado

O arcebispo emérito do Rio de Janeiro, Cardeal Eugênio Sales; o arcebispo emérito da Paraíba e ex-vice presidente da CNBB, dom Marcelo Pinto Carvalheira, e o bispo emérito de Goiás (GO), dom Tomás Balduíno,  foram distinguidos pelo Senado com a comenda Dom Helder Câmara, em reconhecimento pela contribuição que deram à luta em prol dos direitos humanos no Brasil.

Instituída no ano passado, por iniciativa do ex-senador José Nery, a condecoração foi entregue em solenidade realizada ao meio dia desta terça-feira (13) no Plenário da Casa. Além dos bispos, foram agraciados também Jair Krischke, fundador do Movimento de Justiça e Direitos Humanos (MJDH); o ministro Carlos Ayres Britto, do Supremo Tribunal Federal; e Paulo César Fonteles de Lima (in memoriam). Eles foram escolhidos em meio a 35 indicações enviadas de todo o país.
 

Dom Tomás recebeu a comenda das mãos do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) e da deputada Luiza Erundina (PSB-SP). Já o cardeal Dom Eugênio Sales foi representado pelo monsenhor Sergio Costa Couto, que recebeu a medalha das mãos da senadora Ana Rita (PT-ES). Maria Cristina Carvalheira do Nascimento representou seu irmão, Dom Marcelo Carvalheira, e recebeu a comenda das mãos do senador Cícero Lucena (PSDB-PB).

A Presidente do Conselho da Comenda de Direitos Humanos, senadora Ana Rita, se disse emocionada por celebrar a memória de Dom Helder Câmara mediante a concessão da honraria aos escolhidos. “A seu modo, com as peculiaridades que caracterizam a vida de cada pessoa, todos fizeram por merecer a homenagem que ora lhes prestamos. Todos eles construíram uma história da qual podem se orgulhar.

São indivíduos que souberam, como poucos, vivenciar a excelsa experiência da contínua doação, da entrega desinteressada ao próximo, como autênticos instrumentos da justiça e mensageiros da paz”, disse a senadora.

A CNBB foi representada pelo assessor político, padre Geraldo Martins

©2007-2017 Comunidade Catolica Brasileira em NYC. All rights reserved. Website by Silicon Farm Design & IT Solutions | Credits