Comunidade Católica Brasileira em NYC

Igreja Nossa Senhora da Pompeia

ação, amizade, alegria, oração, vida, fé

Igreja Nossa Senhora da Pompéia
25 Carmine Street
Manhattan, NYC [ Ver mapa ]
Tel: 212.989.6805
Metrô: B, F, D, & A, C, E até W 4th St

Receba nossos informes por email:
Sat
26
Mar
2011

Projeto de língua portuguesa inaugura biblioteca infantil em NY

Written by Comunidadenews.com
LivrosImagine uma biblioteca onde cerca de 300 livros esperam as crianças. Pois este é mais um projeto pela língua portuguesa nos Estados Unidos. O espaço, uma parceria da organização Brasil em Mente, da escola Ciranda Cirandinhas e do projeto Brasileirinhos em Nova York, do Consulado-Geral do Brasil em Nova Iorque, inaugura no dia 10 de abril próximo.

A biblioteca será voltada para crianças residentes em Connecticut, Nova York e New Jersey. Segundo Felícia Jennings-Winterle, professora e fundadora da escola e da organização, várias doações foram feitas, tanto dos Estados Unidos quanto do Brasil.

A inauguração será com cerca de 300 volumes, e mais livros estão a caminho, de acordo com Felícia. “Tem alguns comprados, alguns doados”, explicou ela, acrescentando que o dinheiro para comprar as obras infantis veio de um brunch, realizado no último dia 6.  O Colégio Objetivo em São Paulo, onde Felícia estudou, também arrecadou mais de 400 livros em uma mini-campanha. “Inclusive alguns autores nos mandaram diretamente livros autografados”.

Serão oferecidos pela biblioteca dois tipos de associação. Na associação simples, a família e a criança leem o livro no local e participam das atividades, podendo levar a obra para casa. A associação avançada é semelhante ao sistema Netflix. Pagando uma mensalidade, o associado cria uma lista de livros desejados no site da biblioteca, os quais são entregues em casa. “Dependendo do valor da mensalidade o associado pode receber até quatro livros por mês, e de seis a sete livros por mês”.

Segundo Felicia, a biblioteca nasceu do projeto Brasileirinhos em Nova York, onde crianças se encontram uma vez por mês, para ter atividades em português. Aumentou então a necessidade de mais aulas. “Com o crescimento do número de alunos da escola, surgiu a necessidade de uma biblioteca também”. De acordo com Felícia, estava ficando difícil ter a manutenção da língua portuguesa e dos costumes brasileiros.

Português com uma surpresa
As aulas do projeto Brasileirinhos em Nova York iniciaram em 12 de fevereiro de 2009. Conforme Felícia, todos estes projetos estão proporcionando encontros entre as crianças, fora da escola.

Como educadora, Felícia disse que a biblioteca é um grande passo, pois laços mais fortes com a língua portuguesa vão se criando. “Porque as histórias são muito legais”. As crianças que foram acostumadas a falar inglês em casa não terão dificuldades, segundo a professora. “A mente das crianças é muito flexível”. O aprendizado terá muita música e linguagem corporal.

Em maio próximo, a Brasil em Mente traz duas psicólogas para falar em um encontro de famílias multiculturais que falam português. Entre outros temas, elas abordarão os benefícios de falar mais de um idioma em casa. “Teremos inclusive a participação de uma grande estrela da música brasileira, que ainda é surpresa”.

A biblioteca inaugura na mesma data do lançamento internacional do livro “Vaguinho Contra o Desmatamento”, da série Oco do Toco. A obra é de autoria dos jornalistas Vinicius Dônola e Roberta Salomone. A autora estará presente e vai contar uma parte da história.

Ciranda Cirandinha LogoA inauguração da biblioteca infantil é das 9am à 1pm e é aberta ao público. Para participar das sessões de contação de histórias (10am e 11am) é preciso se inscrever pelo www.cirandacirandinhas.com, devido ao limite de vagas por hora. O endereço da biblioteca é 2 West 47th St. - quase esquina com a 5ª Avenida e a uma quadra do Consulado-Geral do Brasil, 1185 Ave. of the Americas.

Haverá uma sessão de contação de histórias às 10am, e outra às 11am. Para participar é preciso se inscrever pelo website www.cirandacirandinhas.com , pois há um limite de vagas por hora. Para mais notícias visite o site do Comunidade News.
©2007-2014 Comunidade Catolica Brasileira em NYC. All rights reserved. Website by Silicon Farm Design & IT Solutions | Credits